Fiona nasceu sob o signo de libra; tinha uma beleza peculiar. Faria 14 anos em setembro e está na família desde os 3 meses. Veio com cinomose, sarna e fungos em dezembro de 2006, para adoção. No meu aniversário, em julho, desisti de tentar doá-la e a adoção dela foi o meu presente. Ela me conquistou completamente e também ao Nemo, que nunca aceitou nenhum outro cachorro, mas criou um laço fortíssimo com ela. Ficou e arrebatou o coração de todo mundo que teve o prazer de conviver com ela e seu jeito especial de ser.
Ela era única. Adorava gente, passear, comer e deitar numa rede. Ao contrário do maninho Nemo, nunca mordeu ninguém e era um pouco medrosa.
Em 2015 ela teve um tumor diagnosticado e eu optei por não operar - leia aqui. Mais tarde tratei com crioterapia e ele diminuiu, mas haviam outros espalhados. Esta semana, quando ela rejeitou comida, eu já sabia. O dia que Fiona negasse comida, seria o fim. E assim foi. Corri para a clínica e o exame de sangue já deu alterado. Rins, fígado, tudo e as plaquetas zeradas... nunca vi isso na vida! A gente até pensou em erro do laboratório, mas no dia seguinte, com o resultado péssimo do ultrassom e a confirmação de plaquetas zero, não havia o que fazer, que não fosse paliativo. Ela parou de comer na terça-feira à noite. Na quarta de manhã rejeitava tudo que a gente dava e ela sempre comeu muito, de TUDO! Levei na Tati Evangelista, veterinária dela, que pediu ultrassom urgente pois o abdomem estava cheio de bolas. Uma coisa horrível!
Quinta e sexta ela só vomitava e cambaleava, pobre anjo. Assim, depois de passar a madrugada vomitando e sem conseguir levantar, os olhos dela amanheceram com sangue (foto 2) e eu soube que era a hora de me despedir... pobre amada da vida.
![]() |
foto2 |
Sei que vou criar polêmica, mas acho a eutanásia, em casos terminais, uma opção digna. Sinceramente, acho um ato de amor deixar a alma leve para fluir, sem dor, mas não é fácil decidir isso, assim como não é fácil deixar ir 😭
Ela só sofreria pois nem comia mais ou levantava...Ela não merecia isso. O tumor venceu.
Minha eterna bebezona, ser de alegria infinita, nem um piu, nem um ai, nada durante esses dias.
Ela se foi como viveu: em paz e sem reclamar de nada.
Foi feliz até o último dia e amada além da conta. Era meu anjo especial, aquele cão que quando você chora vem correndo e fica te olhando...
Fiona encarava a gente e, com seus olhos de jabuticaba, falava o que queria ou esperava de mim e eu sempre entendia.
Nemo deve estar muito feliz em ter a maninha dele agora.
Me esperem amores, e fiquem bem, brincando sem sofrimento.
AMO VOCÊS para sempre!
Foi feliz até o último dia e amada além da conta. Era meu anjo especial, aquele cão que quando você chora vem correndo e fica te olhando...
Fiona encarava a gente e, com seus olhos de jabuticaba, falava o que queria ou esperava de mim e eu sempre entendia.
Nemo deve estar muito feliz em ter a maninha dele agora.
Me esperem amores, e fiquem bem, brincando sem sofrimento.
AMO VOCÊS para sempre!
![]() |
2011 |
![]() |
2008 |
![]() |
maio 2020 |
Tô com peninha da Serafina, que fica
procurando por ela. Viviam grudadas...
procurando por ela. Viviam grudadas...
![]() |
maio 2020 |
o jeito de exigir carinho na barriga... |
![]() |
vendo o mundo por outro angulo ;) |
Fiona também fez fisioterapia um tempo, veja AQUI
E assim ela era. Engraçada e querida demais!
Sobrevivente do abandono, de acumulador e de cinomose.
Até qualquer dia meu anjo e obrigada por tudo!
Melhor companhia do mundo!
Melhor companhia do mundo!
Que texto lindo, cheio de afeto, amor e respeito. Que ela encontre toda paz e alegria que teve aui, no outro plano e que a dor que agora pulsa em quem ficou se transforme em lindas lembranças. 💞
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirObrigada Paulinha. Beijo enorme!
ResponderExcluirA história dela é muito parecida com a da minha Sebastiana, que partiu em janeiro também aos 14 anos, também após um câncer... também sobrevivente do abandono, também engraçada, também muito feliz! Tomara que as duas fiquem amigas lá onde estiverem nos esperando. Um beijo, querida!
ResponderExcluirPena que não conheci a Sebastiana, mas se alguma energia para que se encontrem foi lançada, quem sabe, né? Eu acredito <3
ResponderExcluirObrigada pela força, mas é difícil, né?
Anita, o texto fica pequeno para relatar o imenso amor que tinhas por ela. Fiona, junto com o Nemo, foram luzes na tua vida, brilharam e iluminaram tudo a sua volta. Os primeiros dias vão ser muito difíceis, vás procurá-la inconscientemente, mas com o tempo, até o coração se aquieta. Bjs.
ResponderExcluirRosa querida, obrigada pelo carinho de sempre. Fiona era um ser divino. Só amor! Beijux e continue com seu trabalho lindo!
ResponderExcluirQue história mais linda! Nessas condições dificilmente seria acolhida por outra pessoa né.
ResponderExcluirMeus sentimentos querida. Sorte dela ter encontrado uma protetora tão responsável, sensível e amorosa. Aprendemos tanto com eles né!
"Obrigada por tudo mamãe", certamente essa foi a última intenção dela pra você em vida.
Puxa, obrigada por este seu lindo comentário. Me emocionei aqui...Pena que vc não deixou seu nome e fiquei curiosa. De qualquer modo, fica um beijo!
ResponderExcluirAnnita, a Fiona era incrível mesmo, uma tradução de amor canino, ela já era um anjo aqui, imagina agora. Que lindo relato, parabéns pela tua atitude, impecável até o fim. Imagino a falta, mas com o tempo fica a saudade. Bjs.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho. Falta imensa... meu eterno bebê. Beijux
ExcluirQuem escreveu? Vc não colocou nome e google não reconheceu...
Muito emocionante.... Mais carinho, ainda, dispensamos para a nossa amada Sofia, que nos confiantes os cuidados. Grande abraço Régis e vera
ResponderExcluirTenho certeza que a Sofia é tão amada quanto a Fiona foi. Grata pela adoção desse anjo. Que ela sempre cuide de voces! Obrigada pelo carinho.
ExcluirSinto muito minha amiga. A gente sabe que a vidinha deles é curta mas quando chega a hora é sempre cedo demais e muito triste! Fica a alegria dos momentos que se passou juntos e também o consolo de ter dado uma vida muito boa, que sei que tanto os daí como os daqui levam.
ResponderExcluirObrigada pelas palavras e pelo carinho de sempre. Terem vivido bem consola, né? Mas ela era especialíssima!
Excluir