domingo, 2 de abril de 2017

Mudar de casa com o meu cachorro (por Emmanuelle Moraes)

Texto, abaixo, copiado DAQUI

Acabei de mudar de casa e, noticiando algumas das situações vivenciadas com os meus cachorros, comecei a receber pedidos para que produzisse posts sobre o assunto: MUDAR DE CASA COM O MEU CACHORROE aqui estou eu, atendendo aos  pedidos!
Mudanças sempre irão exigir capacidade de adaptação. Como é o seu cão nesse ponto?
Como ele se adapta as alterações na rotina de vocês?
Tenho batido nesta tecla há tempos, seja nas minhas transmissões ao vivo, seja nas consultorias e ou nos posts que produzo. 

"Como o seu cachorro vai se comportar diante das situações da vida de vocês tem a ver com o quão adaptável ele é, a tudo."

Não quero causar inveja a vocês, mas a minha mudança foi muito confortável para todos os meus bichos, inclusive os gatos. O objetivo é mostrar COMO fazer para que tudo seja tranquilo, para uma eventual mudança de vocês, também. A única que está passando por um processo que exige mais dela é a Tequila, pois ficou totalmente cega (ela tem atrofia degenerativa da retina e catarata) duas semanas antes da mudança de casa, então para ela foi tudo muito radical. Mesmo assim, está se saindo muito, muito bem.
Saber esperar, saber ficar confinado quando necessário e saber ficar só, faz parte do comportamento de um cão equilibrado emocionalmente. Estes três fatores irão fazer o processo de mudança de residência ser tranquilo. A ausência deles, pode gerar um verdadeiro terror.
E para facilitar todo o processo de mudarmos de casa com os nossos cachorros, é muito importante definirmos o quanto antes onde ficarão as coisinhas dele no novo lar. 
Seguem algumas dicas para vocês:
  1. Arrume o novo banheiro e leve-o diversas vezes durante o dia até lá, incentivando-o a usa-lo. Vale recompensar os acertos.
  2. Eleja onde serão servidas as refeições e onde vai ficar o pote de água, brinquedos e objetos. Use sempre o mesmo local.
  3. Enriqueça o ambiente e aumente os exercícios físicos. Em todo processo de adaptação, fazer uso de enriquecimento ambiental e aumentar os exercícios físicos através de belas caminhadas vai acelerar o processo e minimizar o estresse.
Quanto maior previsibilidade, menor o nível de ansiedade.