terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Por que as baleias cantam?

Veja o vídeo abaixo. Texto copiado da página 
É IMPORTANTE REFORÇAR QUE NA EVOLUÇÃO DAS BALEIAS E GOLFINHOS, ESSE SISTEMA DE SONS E SONARES QUE OS CETÁCEOS DESENVOLVERAM EM MILHÕES DE ANOS, É MUITO MAIS COMPLEXO DO QUE ESTÁ SENDO DESCRITO NESSE VIDEO... MUITO!
BALEIAS E GOLFINHOS ENXERGAM PELO SOM, ELES VÊEM TUDO EM 3D... QUANDO O SOM QUE ESSES SERES EMITEM VOLTA PARA O SEU CÉREBRO, ELE É TRADUZIDO E LITERALMENTE FORMA A IMAGEM DE TUDO O QUE ESTÁ EM VOLTA OU MESMO A GRANDES DISTÂNCIAS.
ELES ENXERGAM PELO SOM!
POR ISSO O DISTÚRBIO SONORO É TÃO DEVASTADOR PARA ESSES SERES... PRINCIPALMENTE EM ÁREAS RESTRITAS, PEQUENAS E FECHADAS.
DISTÚRBIOS SONOROS CAUSADOS POR NÓS HUMANOS, CAUSAM UM IMPACTO DEVASTADOR ENCIMA DAS BALEIAS E GOLFINHOS, COMO POR EXEMPLO, AS PEQUENAS ENSEADAS FECHADAS USADAS COMO BERÇÁRIO PELAS BALEIAS FRANCAS EM SANTA CATARINA – BR, ÁREAS ESSAS AS QUAIS NÃO PODEM SOFRER COM MOLESTAMENTO SONORO POR SE TRATAR DE UM BERÇÁRIO.
MUITAS VEZES O QUE NOS PARECE SER UMA CANÇÃO, UM SIMPLES GEMIDO, É NA VERDADE UMA CONVERSAÇÃO E TROCA DE MUITAS INFORMAÇÕES... 
VALE SALIENTAR QUE COMO O SOM DOS CETÁCEOS É EM INFRA-SOM E ESTÁ DENTRO DA ÁGUA... ELE É MUITO MAIS COMPLEXO E POTENTE DO QUE O CÉREBRO DOS HUMANOS PODE IMAGINAR.
POR EXEMPLO: O QUE PARA NÓS PARECE SER UM SIMPLES GEMIDO, SE COLOCARMOS EM UMA FREQUÊNCIA SONORA, A QUAL DIVIDE UM SEGUNDO EM VÁRIAS PARTES, ESSE GEMIDO SE TORNA MUITAS PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS EM UMA OUTRA LÍNGUA....
ALÉM DE TODA ESSA CARGA DE INFORMAÇÕES E UMA COMUNICAÇÃO EXTREMAMENTE COMPLEXA, O SONAR DOS CETÁCEOS TAMBÉM ESTÁ TOTALMENTE ENVOLVIDO COM ESSE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO, E É O MAIS SOFISTICADO DO PLANETA...
NO VIDEO EM ANEXO, É MENCIONADO QUE OS CETÁCEOS COM DENTES ( GOLFINHOS, ORCAS, CACHALOTES, ETC... ) NÃO CANTAM COMO AS BALEIAS SEM DENTES OU FILTRADORAS... ISSO NÃO É VERDADE!
OS CETÁCEOS COM DENTES CANTAM E SE COMUNICAM DE FORMA TÃO COMPLEXA OU MAIS DO QUE OS OUTROS TIPOS DE CETÁCEOS. PARA SE TER IDÉIA DESSA COMUNICAÇÃO E SISTEMA DE SONAR DOS CETÁCEOS COM DENTES, UMA ORCA A 15 KM DE DISTÂNCIA CONSEGUE FAZER UM RAIO X DE UMA FOCA POR DENTRO, A QUAL É SUA PRESA, E SABER COMO ELA ESTÁ DE SAÚDE E SE VAI DAR TRABALHO PARA SER CAPTURADA... ISSO É APENAS UM EXEMPLO DESSE EXTRAORDINÁRIO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO, COMUNICAÇÃO E SONAR... TANTO É, QUE SABE-SE HOJE QUE ORCAS E GOLFINHOS CONFINADOS EM AQUÁRIOS FICAM LOUCOS E MORREM DEVIDO ESSE SISTEMA DE SONAR E COMUNICAÇÃO FICAREM PRESOS E RESTRITOS DENTRO DESSES AQUÁRIOS.
AS CACHALOTES POSSUEM O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E SONAR MAIS SOFISTICADO DO PLANETA EM TODA A SUA HISTÓRIA. UMA SIMPLES CANÇÃO DE UMA BALEIA, UM SIMPLES GEMIDO, É UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DE INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÕES ENTRE ELAS.  TODA ESSA SOFISTICAÇÃO, ACABA SENDO O PONTO FRACO DAS BALEIAS E GOLFINHOS, 
POIS OS DISTÚRBIOS SONOROS CAUSADOS POR NÓS HUMANOS NOS OCEANOS, SÃO DEVASTADORES PARA OS CETÁCEOS.
VALE A PENA CONFERIR PARA QUEM QUER SABER MAIS: A MATÉRIA DOS CANAIS DISCOVERY:
- RUÍDO NOS OCEANOS: VIDA MARINHA AMEAÇADA...