terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como DOAR animais com responsabilidade. Por favor, leia? IMPORTANTE!


Resgatar animais é um gesto nobre, no entanto, todo o esforço em cuidar pode se transformar em tristeza e decepção, meses depois. Por que? Porque é preciso observar algumas regrinhas básicas, antes de doar!
Muita gente desconhece COMO funciona a proteção animal e,  tendo uma alma boa, desconhece como humanos podem ser irresponsáveis e ruins. Vamos prevenir desgostos e futuros abandonos? Peço paciência para ler tudo. Só assim ajudamos nossos anjos com asas nas orelhas!


1°- Importantíssimo. Acesse  REGRA número 1. 

Castre
 os seus e os que for doar, especialmente as fêmeas! 
Não há lares para todos. Veja o destino de muitos:










2° - Entreviste com atenção os pretendentes a adoção. Muita gente quer filhotinho e depois de 6 meses abandona. Ou seja, gente ignorante e ruim. Fuja deles! Se um cachorro morreu pergunte do que foi. Se foi cinomose, parvovirose, giárdia, não doe nenhum animal sem 3 doses de vacina ou ele também vai morrer! CUIDADO! Se a pessoa nem levou no médico veterinário, acha que vai cuidar do que você doar? Não doe.
Acesse Questionário de adoção para se basear na entrevista e peça o endereço. Olhe no google. Se for uma área de abandono e cheio de animais na rua, evite. Há chances dele acabar sendo mais um, assim que virar adulto ou quando enjoarem. Quem ama não fecha os olhos ao sofrimento dos que estão na rua.

3° - Sempre que possível, leve o animal na casa do adotante e doe com Termo de adoção  (clique no link e imprima 2 vias);

4° - Não doe filhotes que ainda estão mamando, nem antes dos 2 meses. A resistência deles é muito baixa e o risco de morte é real. Só vacine depois do desmame e de ter desverminado! A vacina "não pega" em cães com verminose ou em fase de amamentação.
5° - Se você pegou uma ninhada sem a mamãe, AQUI tem umas dicas, como receitas de leite materno canino. Mamadeira se dá com o animal de barriga para baixo, ao contrário de bebês humanos. Tem várias receitas no BLOG. Pesquise.
6° - Não doe animais brancos ou pretos, especialmente gatos,  antes das sextas feiras 13. Pedidos de animais TODO preto, desconfie! Castre sempre - para rituais não podem ser castrados. A maldade existe, ignorância idem;
 7° - Visite o animal depois de umas 2 semanas, para ver se ele está bem e procure manter algum contato, mesmo que de longe. Afinal, a gente se apega, né? Outra coisa: muitos animais são adotados para treinamento de rinhas, filhotes para serem comidas de cobras, oferendas "religiosas" etc  - o acompanhamento pode ajudá-los.

O cuidado com animal de raça ou mestiços é o mesmo e A CASTRAÇÃO é essencial pois muitos CRIADORES de fundo de quintal ficam de olho para pegá-los, apenas para algum lucro financeiro  - Castrar evita MUITO sofrimento!





Tem muito mais, inclusive ouvir sua intuição, mas por hoje é isso. Se você leu tudo e acessou os links, parabéns. Agora, ensine outras pessoas! Obrigada por ser consciente. Só assim seu animal será bem doado, embora não haja garantias quanto ao futuro; muitos adotantes devolvem o animal depois de anos - gente sem responsabilidade ou amor!

  
OBS: Este post surgiu da necessidade de ter um link que ajudasse as pessoas a doar animais com responsabilidade, uma vez que há inúmeros grupos de adoção no Facebook e pessoas doando filhotinhos de qualquer jeito, para quem quiser. É fácil doar filhotes, mas muitos são abandonados aos 8 meses, ou no primeiro cio, não passe o problema adiante!
Ou você acha que todos que estão na rua não tinham casas antes? Claro que alguém cuidou ou teriam morrido. Filhotinhos não sobrevivem sozinhos! Espero que copiem e colem o link em diversos posts, para conscientizar um numero maior de pessoas. Quem quiser que eu complemente, é só enviar texto para o email ficacaomigo@gmail.com.   Obrigada.