terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cachorros ou tapetes?

Hoje, ao abrir o facebook, dei de cara com um comentário da protetora Poliana, que achei que tinha que salvar no BLOG. É dela a comunidade Adote um Patudo Floripa que ajuda muito os cães a conseguirem uma família por aqui e a conscientizar as pessoas sobre libertação e proteção animal. O texto me encantou pois o sarcasmo foi na medida.
Nada agressivo, mas nos dedos, vejam:

" Queridos amigos,
Se um tapete é mais importante pra você que um animal, não tenha bichos!
Claro que gostamos de uma casa bonita, arrumada, limpa e aconchegante, mas se você não pode tirar o tapete do chão da sua sala nem para o período de experiência (para evitar acidentes até que o animal aprenda o local do xixi), meu amigo, adote um tapete, não um cachorro."


Bem, fui obrigada a discorrer sobre o tema, tamanho os absurdos que tenho ouvido, como se fossem a coisa mais natural do mundo. A imagem ao lado, sem créditos, encontrei via google e ilustra o "problema".





É incrível como  acontece de pessoas se desfazerem de animais por causa da decoração da casa, da falta de paciência para educar e da ignorância absoluta ao comprarem ou adotarem uma VIDA! Preferem COISAS.

Obviamente, como seres vivos que são, fazem xixi e cocô. Em se tratando de cães, TODOS os recém chegados num novo lar  farão xixi nos tapetes que encontrarem - SEMPRE - ainda mais quando filhotes. Sabem por quê? Porque entendem que é uma graminha, local preferido deles. É da natureza. Até se adaptarem com o LOCAL que você determinou (demora uns meses), eles ficam confusos com a textura. Não é maldade nem safadeza deles, eles não tem disso!  Recolha os tapetes no início ou não tenha animais. 
Outra coisa, se você teve um cão que fez anteriormente xixi num tapete, mesmo que você tenha lavado, eles ainda sentem, uma vez que têm o olfato bem mais apurado que o nosso. Aqui em casa eu não posso ter tapetes pois 2 deles marcam território, daí complica. 
E nem adianta brigar se não for na hora H. Optei por eles, então adeus tapetes!

Privar de água é maldade e afeta os rins! 

Sei que tem alguns adestradores e veterinários dando conselhos imbecis por aí, 
mas esclareço que ÁGUA TEM QUE ESTAR SEMPRE DISPONÍVEL! 

Pensar custa muito? Quem gosta de tapete é ácaro, fungo e pó (perdoem a redundância). Não quer ensinar, adote gatos que, por instinto, usam a caixinha de areia.


Quando resgato filhotes eu ensino desde bebês, elogiando quando vejo que fazem certinho. 
É isso. Quem prefere tapetes já sabe, né?