quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dentição dos cães, doenças etc

Estes dentinhos lindos (ou a falta deles) são do Buddy. Nem falei da adoção dele e já estou entrando com outro assunto, pois a foto foi compartilhada pela adotante dele, a queridíssima Ana Paula Kock. Antenada, ela percebeu que ele ficou "banguela"  e me mandou a foto da boquinha do lindo. Buddy é o Boris, um dos bebês mais lindos da ninhada da Pucca e o último a ser adotado. Com certeza o mais "peste" e ativo de todos! Uma figuraça! Mas ele terá um post sobre seu comportamento atípico, todinho dele - merece.


A foto me animou a escrever sobre a dentição dos cães. Muita gente desconhece que eles tem 2 dentições, como humanos. Ou seja, eles têm dentes de leite, por pouco tempo, que depois caem e dão lugar aos definitivos. 
Quando filhotes têm 32 dentinhos, que perdem entre 4 e 7 meses. Depois, mais ou menos com 1 ano, atingem a maturidade dos dentes definitivos, com uma arcada de 42 dentes.

Boa alimentação e escovação, com escova e pastas para cães, previnem doenças sérias e  morte prematura dos animais, já que algumas doenças começam pela má higiene bucal, de novo, como acontece com humanos. PREVINA. Cuide com o que eles comem e mantenha seus dentes limpos. 
Evite doenças de gengivas e tártaros.

Sobre a limpeza de tártaros, ou tartarectomia, já escrevi em 2014. Para ler, clique  A Q U I.
Sobre periodontites, sugiro a leitura  desse link . É bem completo. 
Vale dizer que a tendência a doenças bucais e exigências quanto aos cuidados varia muito. Tenho uma cadelinha, a FIONA, do link sobre tártaros acima, que todos os anos tem que se submeter a uma limpeza mais profunda dos tártaros e a Serafina, que deve ter uns 13 anos no mínimo, nunca precisou. Gestação, algumas doenças quando bebês, uso de antibióticos etc, podem deteriorar os dentes para sempre, como com a gente. E já que citei Fiona e Serafina, compartilho umas fotinhos das minhas meninas e uma do Nemo, mostrando os dentes, como de praxe. 
Boa leitura dos links e vida longa e saudável para nossos anjos com asas nas orelhas!