sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CÃES perdidos - quanta tristeza e descaso!

 Texto abaixo de Frada Joinville

"INDIGNAÇÃO DA PROTEÇÃO ANIMAL
O que vamos escrever aqui é compartilhado por todos que estão envolvidos na causa animal. Cada vez que vemos um anúncio de um gatinho ou cãozinho que se perdeu, nossa maior indignação é na verdade com o tutor.

Sim, independente do motivo, o tutor é o responsável. "Ah mas minha tia, meu filho, o jardineiro, o pintor, o marciano deixou o portão aberto." Ou "mas o portão quebrou..." A culpa é sua e de mais ninguém, a casa é sua o cachorro/gato é seu e o responsável por ele é vc.
"Ah mas ele tem o costume de dar voltinhas e dessa vez não voltou."
Essa justificativa é pra deixar qualquer protetor a ponto de avançar no pescoço do tutor e dar com a cabeça dele na parede. Pra piorar a situação, geralmente esses cachorrinhos ou gatinhos que costumam dar voltinhas sozinhos não são castrados e se forem machos, saem fazendo filhotinhos por aí e o tutor assumir a cria que é bom não assume né? Se for fêmea, vai voltar prenhe e pra se livrar dos filhotinhos é um Deus nos acuda.
Nessas "voltinhas" sozinhos, para o seu cão/gato não voltar para casa, pode ter acontecido uma série de coisas: ele pode ter seguido uma cadela/gata no cio e ter se perdido, pode ter ficado com medo dos trovões e ao correr para se proteger pode ter se perdido, pode ter sido atropelado, pode ter causado algum acidente, enfim, tudo por causa da total IRRESPONSABILIDADE DO TUTOR.
Se o seu gato/cachorro foi roubado, boa parte da culpa é do tutor também, estamos avisando direto que estão roubando cães para usar como moeda de troca por drogas e se um animal foi comprado como um objeto, tb pode ser roubado como um objeto, por isso cuide melhor. Nada de ficar ostentando cãozinho de "grife" por aí e nem deixar ele sozinho na frente de casa. Deixar dar voltinhas sozinho então, aí é pedir pra roubarem mesmo... É o mesmo que deixar um iphone dando sopa por aí...
Para que o seu cão/gato não fuja mais e/ou não seja roubado:
1- Castre - A castração evita fugas por causa do cio e deixa cães/cadelas e gatos/gatas mais calmos. A castração também evita que seu cão/cadela de raça caia nas mãos de criadores de fundo de quintal;
2- Coloque chip e plaquinha de identificação ;
3- Cuidado com quem entra e sai da sua casa, a responsabilidade é 100% sua, ninguém vai cuidar para que seu bichinho não vá para rua a não ser você;
4- Não permita que seu cão/gato dê voltinhas sozinho. Animais com tutores JAMAIS DEVEM DAR VOLTINHAS SOZINHOS, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA;
5- Em dias de tempestade ou épocas festivas, dobre o cuidado porque cães e gatos tem medo de fogos e trovões e no desespero podem sair correndo e se perder.
CUIDE DE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COMO SE FOSSE UMA CRIANÇA DE 3 ANOS, PORQUE É ESSE O COMPORTAMENTO DELE ATÉ O FINAL DE SUA VIDA E VOCÊ É RESPONSÁVEL POR ELE ATÉ O FINAL."