sábado, 11 de outubro de 2014

CONSCIÊNCIA no Dia das Crianças, por favor!

Suécia ensina respeito pelos animais às crianças

Suécia ensina respeito pelos animais às crianças
                              Foto © REDE
A Djurskyddet, uma organização sueca de proteção dos direitos dos animais, lançou uma espécie de "manual escolar" com um conjuto de 10 exercícios básicos para as crianças praticarem a capacidade de empatia com as outras pessoas mas,    sobretudo, com os animais. 
Estes exercícios, os Mini-REDE, inserem-se num movimento mais amplo, o REDE - Respekt, Empati, Djur, Etik (Respeito, Empatia, Animais, Ética em sueco), e destinam-se a crianças que frequentam o ensino primário mas também aos mais jovens, que se encontram ainda em idade pré-escolar. 
"Trabalhar com respeito, empatia, animais e ética para crianças devia ser uma prioridade e é do interesse público", defende a secretária-geral da Djurskyddet, Åsa Norderstedt, citada pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA). 
"O modo como tratamos os animais é definido desde que somos crianças e é por isso que é importante começar tão cedo, ainda no jardim de infância", aponta a responsável, que salienta que "evidências científicas provam que existe uma ligação entre a forma como tratamos os animais e como tratamos as pessoas" e que as crianças que são violentas para com os animais "muitas vezes desenvolvem o senso de violência contra humanos". 
O projeto Mini-REDE, financiado pelo Estado Sueco, tem despertado enorme interesse por parte dos professores e educadores de infância do país, que cada vez mais têm procurado estes materiais, disponibilizados gratuitamente.
"Estamos surpreendidos com o interesse que tem sido demonstrado e que começou a sentir-se ainda antes de o material ter sido lançado, o que comprova que este tipo de informação é realmente necessário", confessou, de acordo com mesma fonte, Sarah Lund, que tem a seu cargo a gestão da iniciativa.
 Além dos exercícios, disponíveis para download online, o site da organização dá ainda aos mais novos uma série de outros recursos para os educar para os direitos dos animais, nomeadamente informações acerca do desenvolvimento da empatia, efeitos da relação entre animais e humanos, entre outros temas.
As crianças com idade entre 1 e 12 anos podem ainda participar no REDE Club, um grupo lançado no início do ano que convida os mais pequenos a contribuir com trabalhos artísticos como desenhos e a partilhar com o mundo as fotografias dos seus animais.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]
Link da Matéria: http://www.boasnoticias.pt/noticias_Su%C3%A9cia-ensina-respeito-pelos-animais-%C3%A0s-crian%C3%A7as_12326.html?page=0