segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sobre a quantidade de cães...

O texto abaixo é do BLOG http://www.educadoracanina.com.br, que já citei aqui. Recomendo. Tem MUITAS coisas sobre a educação dos nossos "anjos com asas nas orelhas". Vale uma visita!



Outro dia me perguntaram "qual a quantidade de cães que considero "saudável" uma pessoa ter em uma casa". 
Bem, a resposta pode gerar muitas linhas acerca do assunto porém, algumas considerações podem ajudar para que cada um encontre a sua resposta, já que é pessoal.  Mas a qualidade de vida do animal envolvido deve ser considerada com ponto principal!
Embora muitos considerem como parâmetros para a resposta a condição financeira (poder arcar com uma alimentação de qualidade e assistência médica), outros fatores são decisivos na viabilidade ou não em se ter um Pet. Tempo disponível, ambiente adequado (espaço, piso, abrigo, recreação, acesso ao sol, climatização...), estimulação mental e física, bem como interação social, são fatores que são essenciais para a qualidade de vida de um cão.
Percebo uma enorme dificuldade das pessoas arranjarem tempo para passear com os seus cães 01 vez ao dia. Sinto muito pois isso é apenas 1/3 da necessidade diária do seu cão! 
O tempo do passeio é outro ponto de dificuldade pois muitos consideram que uma volta entediante pelo quarteirão já é suficiente para o cão aliviar-se, quando na verdade, nem é este o maior objetivo do passeio mas sim a estimulação física e metal.
Passeios com guia estão longe de ser o que um cão mais precisa. Eles precisam de passeio sem elas também, mas para isto é necessário que estejam bem treinados em obediência e que tenham boa socialização.
Bem, eu acho que posso deixar uma outra pergunta como resposta:
“Com quantos cães uma pessoa consegue passear, em média, 03 vezes ao dia?”
Bons treinos!