quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Curiosidade científica sobre os gatos

Pesquisando tem de tudo no Facebook. Esta página, Universo Científico,  eu não conhecia. Meus amigos me marcam nas coisas interessantes sobre animais e eu adoro isso pois não sou de ficar passeando pelas páginas ou comunidades. Esta informação abaixo achei muito interessante! E eu também não sabia. Quanto mais lemos mas verificamos quão pouco sabemos...Você sabia? Boa leitura!

Você sabia que gatos possuem Órgão de Jacobson, assim como as serpentes?
O órgão vomeronasal serve para detectar feromônios emitidos por certos animais, como ratos por exemplo. O órgão de Jacobson também detecta outros compostos químicos em geral, além daqueles classificados como feromônios.
As cobras e lagartos utilizam este órgão a fim de detectar a presença de presas em sua volta, revelando repetidamente a sua língua ao ar livre e, logo após, trazendo-a de volta ao interior de sua boca, passando-a na abertura deste órgão.
Alguns animais utilizam distintos movimentos faciais para conduzir compostos químicos a este órgão, como o gato, ele contrai o nariz e lábios para aspirar com mais intensidade o ar com o propósito específico de sugar ou coletar substâncias químicas em seu meio ambiente.
FONTE: Galileu