terça-feira, 16 de julho de 2013

Que pena que somos tão ignorantes!!!


Somente o conhecimento tem o poder de provocar a mudança dos nossos hábitos cruéis. Ainda acredito na melhoria do mundo, pela educação! Por saber da senciência deles minha alma fica sufocada com cenas como esta, abaixo. Os grifos são meus. Boa leitura!












Há um ano, neurocientistas da Universidade de Cambrigde – Inglaterra, assinaram um manifesto que abre ainda mais a discussão sobre direitos animais. O citado manifesto afirma que todos os mamíferos, aves e até mesmo polvos possuem consciência. Se até então, para muitas pessoas, o que nos diferenciava das demais espécies era a consciência, esta não pode mais ser a desculpa usada para continuarmos usando os animais não-humanos a nosso bel prazer. 


“Descobrimos que as estruturas que nos distinguem de outros animais, como o córtex cerebral, não são responsáveis pela manifestação da consciência. Resumidamente, se o restante do cérebro é responsável pela consciência e essas estruturas são semelhantes entre seres humanos e outros animais, como mamíferos e pássaros, concluímos que esses animais também possuem consciência.”


“Sabemos que todos os mamíferos, todos os pássaros e muitas outras criaturas, como o polvo, possuem as estruturas nervosas que produzem a consciência. Isso quer dizer que esses animais sofrem. É uma verdade inconveniente: sempre foi fácil afirmar que animais não têm consciência. Agora, temos um grupo de neurocientistas respeitados que estudam o fenômeno da consciência, o comportamento dos animais, a rede neural, a anatomia e a genética do cérebro. Não é mais possível dizer que não sabíamos.”