sábado, 25 de maio de 2013

Hospedagem de Cães ou Campo de Concentração

Recebi este texto da Emmanuelle Moraes - Educadora Canina por quem meus cães são apaixonados, especialmente o meu Nemo que é um cão, digamos, ESPECIAL . Adorei. Este assunto é sério e merece atenção da parte de quem tem animais e os ama. Vai viajar? Cuidado. 
Eles não falam. Mas sofrem. 
Pobres anjos. Previna-se.

Hospedagem de Cães ou Campo de Concentração

                                        
Decidi iniciar a Série de Post's: "Bem - estar animal dentro de empresas do ramo Pet", chamando a atenção para a qualidade das hospedagens que estão à disposição no "mercado".
Quando você decide viajar e precisa hospedar o seu animal de estimação como é o alojamento que escolhe para deixar o seu melhor amigo? 

Pensando em alertar tutores de cães para que não apenas não sejam lesados, mas também evitem deixar o seu cão em um local onde, na verdade é um "campo de concentração" e não um hotel.
Quando for visitar uma clínica, Pet Shop, Hotel ou qualquer outro estabelecimento que ofereça o serviço, atente para os seguintes detalhes:


  • ESPAÇO ONDE O PET IRÁ FICAR: Existe local para o cão dormir separado de onde ele terá que usar como banheiro, e se alimentar? Existe uma cama confortável ou o seu Amigo terá que ficar em um chão gelado ou sob as grades de uma gaiola? Sabia que permanecer horas sob uma grade de gaiola provoca dor nas patas? Muitos cães são submetidos a ficar confinados em meio as próprias fezes e urina. Cães detestam comer e ficar próximos a suas fezes. Isto é anormal para o comportamento da espécie, e ainda pode provocar problemas comportamentais no animal, como exemplo, comer as próprias fezes.
  • TEMPERATURA AMBIENTE: Que tipo de telhado existe no canil? É fresco? Ventila? Ou é um tipo de telhado que super aquece? Já vi cães confinados em "jaulas" com telha de metal em região que faz 45°C. Permaneça no local nos horários mais quentes e veja se VOCÊ mesmo suporta a temperatura. Ou, para quem mora em regiões frias, verifique se o canil não é úmido, ou muito frio. Você está pagando pelo serviço e delegando os cuidados do cachorro a uma empresa ou profissional, e é FUNDAMENTAL que ele receba os devidos cuidados.
  • TEMPO DE CONFINAMENTO: Há muitos anos atrás, deixei um cão meu em um hotel por 20 dias. Paguei um valor bem alto e imaginei que meu filho canino estaria recebendo cuidados de VERDADE. Cheguei um dia antes do combinado e resolvi buscá-lo imediatamente. Encontrei o meu cão com febre e pisando de forma "achinelada" face a anemia que estava por não ter saído nenhum dia do canil, nem ter tomado banho de sol. Todos os cães precisam ser exercitados e estimulados diariamente! Passar o tempo integral confinado é péssimo! Imagine o seu cão que vive livre pela casa com você, confinado em um local estranho 24hs? O estado emocional dele irá ficar péssimo, a imunidade vai cair e... Cães devem ficar soltos e apenas dormir no canil, no máximo. Não deixe o seu cão hospedado onde não há espaço para ficar livre a maior parte do tempo. Permita apenas que seja preso a noite para dormir, ou por curtos horários.
  • HIGIENE DO LOCAL: Como é feita a higiene do local onde o seu cão irá ficar? Chegue mais cedo, e veja se há fezes ou urina no local. Visite o hotel em dias e horários diversos para verificar a higiene. Peça referências a outros tutores que sejam clientes do local. Você deixa o seu cão em meio as fezes? Então porque o local onde ele está hospedado pode deixá-lo? Existe justificativa para deixar um animal preso em meio a sujeira? Você está pagando pelo serviço! A empresa tem que ter um funcionário para supervisionar o local o tempo inteiro e retirar qualquer "sujeira" tão logo ela "apareça". Nos fins de semana, quem cuida do seu animal hospedado? Existe um profissional em tempo integral lá? Então qual a razão de deixar o seu cão fora de casa sob os cuidados de uma empresa?
  • ESTÍMULO MENTAL: O que há para o seu cão fazer durante o tempo em que ficará hospedado longe de casa enquanto você viaja? Ele vai ficar "contando quadradinhos de azulejo" durante o tempo de confinamento? Quais as atividades que são oferecidas de forma a minimizar o estresse decorrente da ansiedade que o seu cão está sentido face a sua ausência? Se o seu cão ficar confinado sem nada para fazer, está errado!
A melhor opção é pegar referências de outros clientes acerca do local. Mas pegue referências de pessoas que cuidam de um cachorro assim como você cuida do seu. Mesmo assim, atente para todos os detalhes acima. Evite deixar o seu cão em um "campo de tortura" enquanto viaja! Emmanuelle Moraes - Educadora Canina