quarta-feira, 15 de maio de 2013

Gatos = Os 5 maiores mitos sobre eles

Semana passada apresentei a história do Rangel, um gatinho para adoção, eis o link: http://www.ficacaomigo.com/2013/05/a-historia-do-rangel-para-adocao.html
Coloquei também alguns cartazes no post falando sobre a bobagem das tais de 7 vidas deles e hoje encontro este post, desmistificando outras crenças antigas e ultrapassadas. 
Só que ficou faltando estes dois mitos
6. GATO SE APEGA SIM, e muito, ao dono/a. Maior bobagem dizer que não se apegam! e 
7. podem ser muito amigos de cães! 
Enfim, boa leitura e deliciem a alma com as imagens lindas de gatos que pincei por aí...
Aqui em Floripa o dia está bem cinza. Espero que seu dia esteja iluminado como o olhar de um felino!

Os 5 maiores mitos sobre os gatos
Gato preto não dá azar, assim como os gatos não tem sete vidas ou detestam água. Veja alguns dos principais itens que envolvem os gatos e desmistifique essa figura simpática.
 
1 – Gatos não gostam de banho (mito!)
Existem algumas raças e temperamentos de felinos que gostam e até procuram por torneiras abertas, pias e vasos sanitários para se refrescar ou até brincar.
Os gatos passam cerca de 30% da vida se limpando, se lambendo, e por isso, é considerado um animal tão limpo. Mas isso não quer dizer que não goste de água. Se você acostumar seu bichano com a água, a hora do banho será um prazer.
 
2 – Gatos têm sete vidas (mito!)
Embora muitos quisessem que eles tivesse várias vidas, ele tem apenas uma e geralmente bem longa. Um gato vive em torno de 15 anos se bem cuidados e não sofrerem com nenhuma doença inesperada. 
Por isso, cuide bem do seu animal para que ele aproveite muito bem a única vida que ele tem.

3 – Gatos enxergam no escuro (mito!)
A verdade é que eles têm a visão seis vezes melhor do que a dos seres humanos, além disso, sua pupila se dilata e se retrai de modo que a luz entre e ele enxergue melhor.
Sua audição também é extremamente sensível, chegando a 65 Khz enquanto dos humanos não passa de 20 Khz. 
Isso pode confundir com o fato de enxergarem no escuro, mas não. O que acontece é que o gato tem maior percepção no escuro.

4 – Gatos provocam alergias e transmitem toxoplasmose (mito!)
Não. Os gatinhos não provocam alergias em crianças ou doença para gestantes.
Estudos médicos comprovam que a convivência com gatos proporciona para as crianças um menor risco de desenvolver alergias ao longo da vida.  
Caso seu filho tenha alergia ou asma, procure ajuda de um profissional, mas o culpado, definitivamente não é o felino, já que alguns médicos indicam o contato com animais.  A temível toxoplasmose é outro mito quando relacionado ao medo das gestantes.  Primeiramente o gato deve ser portador do parasita (somente cerca de 1% de gatos no mundo). Em seguida, a mulher grávida tem que deixar a caixinha de areia do animal sem limpar por aproximadamente três dias, além ter contato físico com o cocô do animal e levar a mão suja à boca. Ou seja, não é algo que pode acontecer com qualquer um ou com frequência.
Falta de higiene em casa não pode ser considerada culpa do gatinho.
 
5 – Gatos caem sempre em pé (mito!)
os gatos caem em pé se a distância mínima for de 60 centímetros para que ele consiga se virar a tempo. Independente da altura, o tempo da queda deve ser suficiente para que o gato vire e se prepare para a queda amortecendo o corpo. Mesmo assim, isso não quer dizer que ele pode cair de qualquer altura, podendo se machucar gravemente ou até morrer. 
Cuide do seu gato, pois eles são muito curiosos.
Caso more em apartamento, coloque telas de proteção para evitar qualquer acidente.