sábado, 9 de março de 2013

Cães que defendem um local com agressividade


Gosto dos ensinamentos da Educadora Canina - Emmanuelle Moraes e compartilho com vocês. Para que seu pet  aprenda, recompense, jamais brigue. Incentive o comportamento correto. Agressão gera agressão e vale investir na educação. SEMPRE. Boa leitura!


Cães que defendem um local com agressividade



Muitos tutores possuem dificuldade em conseguir que o seu cão saia de determinado local ou que vá para um local em especial. Um exemplo do que quero dizer é quando o cachorro sobe na cama do tutor e não quer sair. Não obedece a nenhuma ordem para que saia de lá, e se retirado a força, defende o local com agressividade.
É importante compreender que, para conseguir que um cão lhe obedeça em uma situação real, antes tem que passar por treinos que irão começar por etapas mais simples. Gosto de usar a seguinte analogia para ensinar os meus alunos:

"Na construção de uma casa, antes do telhado ser colocado é preciso construir os pilares, certo? O mesmo se aplica à educação do seu cão"

Pois bem, seguem algumas dicas de como resolver este problema:
Comece ensinando o seu cão em local neutro, e não no local em que ele costuma defender, como no exemplo acima, a cama.
Usando um petisco para induzir o peludo a te seguir, conduza-o ao local e recompense. Faça treinos de  ir para a caminha, descer do sofá, subir no sofá, passar pela porta, entrar em um cômodo da casa, entrar no carro... Use a imaginação. Até aqui a idéia é ensiná-lo a seguir as suas orientações e mover-se pela casa.
Quando estiver obtendo sucesso, passe a usar apenas a mão, sem a comida à vista. Use sempre um tom de voz motivador e não de quem está bravo, ou não conseguirá que o cão te obedeça. Pode fazer sons com a boca para chamar a atenção. Após ele te obedecer, recompense elogiando e lhe dando o petisco.
Quando o seu cão já estiver obedecendo de forma consistente no nível anterior, então treine no "local problema". No caso do exemplo acima, a cama. Quando ele estiver em cima da cama, peça para descer. Se ele descer, elogie muito e ofereça o petisco.
Treine bastante nos ambientes que o cão não protege e use apenas uma vez no local onde tem o problema de maneira a não por tudo a perder. Com dedicação nos treinos conseguirá fazer com que o seu cachorro lhe obedeça sem ter que usar de violência.

O Treino Positivo faz maravilhas por você e o seu cão! Bons treinos!

Emmanuelle Moraes - Educadora Canina
LINK : http://www.educadoracanina.com.br/2013/03/caes-que-defendem-um-local-com.html