quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

URGENTE = Petição contra testes em animais


O texto abaixo recebi por email, na íntegra, do Halem Guerra. Não bastasse Farra do Boi, Rodeios, Puxadas de cavalos etc, teremos em Floripa/Santa catarina o maior centro de experimentação (MAUS-TRATOS) animal, com apoio legal. Isso é abominável e inadmissível...Calculo que, por ano, cada protetor encaminhe uns 20/30 animais para lares adotivos e, enquanto isso, a UFSC mata uns 40 cães, fora os outros animais...é o fim!!! Precisamos nos mobilizar e muito! Assinem e divulguem esta petição? 
Obrigada, Annita

Petição contra uso testes em animais pelo Centro de Farmacologia Pré-Clínica de Florianópolis/SC

"Amigos,

A Frada, juntamente com o Instituto Ambiental Ecosul de Floriaópolis, apoiados por mais 12 entidades de proteção de várias cidades do estado de Santa Catarina, criaram a petição cujo link está abaixo.  Pedimos que assinem e enviem para seus contatos.  Também poderão compartilhá-la pelo página do Facebook da Frada.


Sabemos, através de pesquisas que divulgaremos em nosso site, que já há maneiras bem mais eficientes de testar fármacos.  E a primeira informação que temos que ter é que a fisiologia animal é completamente diferente da humana e que menos de 5% dos fármacos testados em animais acabam sendo comercializados.  E há inúmeros casos de remédios testados em animais que foram lançados no mercado e que acabaram por causar sérios danos aos seres humanos, como a Talidomida, por exemplo.

Hoje, cientistas renomados pregam que testes de remédios para serem eficazes deveriam ser primeiro testados em computador, depois em células humanas e depois em humanos.  Este é o caminho e um Centro de Farmacologia de ponta, como se intitula este de Florianópolis, já teria que estar usando estas novas tecnologias, ao invés de testar em animais.

Aqui, link para a notícia sobre o laboratório e sobre as pesquisas em animais.

Contamos com a assinatura de todos e com o compartilhamento desta petição.
Obrigada,
Ana Rita Hermes
Presidente
Frada - Frende de Ação pelos Direitos Animais
Joinville - SC"


Abaixo, copiado da página do FB da FRADA



 Ontem 


FLORIANÓPOLIS - SC SERÁ PALCO DE TORTURA E EXPLORAÇÃO ANIMAL EM NOME DA "CIÊNCIA"
ASSINE A PETIÇÃO PARA IMPEDIR ISSO: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N36685

Esta petição visa impedir que o primeiro Centro de Farmacologia Pré-Clínica de ponta do país, instalado em Florianópolis- SC no Parque de Inovação Sapiens, realize testes de toxicidade em animais como ratos, cães, coelhos e macacos, entre outros.

Apesar do enorme número de cobaias sacrificadas para testar a eficácia e os efeitos colaterais de novas substâncias, 95% dos fármacos aprovados em animais acabam descartados nos testes em voluntários humanos e não chegam ao mercado.

Conforme descrito por TRÉZ & GREIF (2000), os efeitos indesejáveis frequentes, como tonturas, mal-estar, confusão mental, dor-de-cabeça, formigamento e outros, não podem ser expressos em animais de laboratório.

Além do que, a fisiologia humana é diferente da fisiologia animal e a maioria das doenças humanas não são contraídas por animais, o que torna estes testes ainda mais INEFICIENTES, apenas fazendo com que se tenha a FALSA ILUSÃO de que os fármacos foram testados com segurança.

E também, há grupos de cientistas que dizem que testes animais impedem que a ciência evolua, mantendo-a num ciclo arcaico de práticas sem razão. De acordo com o médico norte-americano Ray Greek, entusiasta desta teoria, em entrevista a Veja em 2010:

“As drogas deveriam ser testadas em computadores, depois em tecido humano e daí sim, em seres humanos. Empresas farmacêuticas já admitiram que essa será a forma de testar remédios no futuro”.

Pedimos que este assunto seja tratado com a devida importância que merece.

FRADA – Frente de Ação pelos Direitos Animais de Joinville/SC e Instituto Ambiental Ecosul de Florianópolis/SC, com o apoio das seguintes instituições de proteção animal de Santa Catarina:
ACAPRA (Associação Catarinense de Proteção aos Animais), Florianópolis/SC
AJAPRA – Associação Jaraguaense Protetora dos Animais
AMA Bichos - Pomerode
APRABLU - Blumenau
APRACI – Associação Protetora dos Animais de Criciuma
Fundo Viralata de Garopaba
Hachi Ong Proteção Animal
OSCIP SOS Peludinhos - Itajaí
RESA – Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais – SC
Voluntários amigos dos Bichos – Chapecó


Obs: O CPF é obrigatório para que essa petição tenha "Valor Legal". Uma petição sem CPF tem apenas "Valor Moral".


Noticia completa: http://www.valor.com.br/video/3005954/laboratorio-tera-cobaia-com-padrao-global