quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Carrapatos - IMPORTANTE!

Eles adoram o calor, se aninhar no quentinho e sugar o sangue de animais, domésticos ou não. A gente não suporta nenhum deles em nós. Imaginem o que passam os pet`s; eles não conseguem tirar!
Além de incômodo, muita gente não tem noção do quanto um único
carrapato pode ser nocivo e letal para a saúde de seu animal de estimação. Em Florianópolis, especialmente no norte da ilha, 90% dos cães que resgatei tinham "erliquiose"* , comprovada por exame de sangue. Doença transmitida pelos carrapatos. Basta um infectado para matar lentamente seu cão. O jeito é previnir. Se seu animal aparentar apatia, começar a emagrecer, e se as gengivas estiverem mais para rosa bem claro (esbranquiçadas) , leve-o para fazer um exame de sangue . Proteja quem você diz que ama. Uma única fêmea - elas têm formato de feijão quando cheias - dá uma quantidade absurda no ambiente (foto abaixo) e uma apenas pode gerar uma epidemia, pela quantidade de ovos que é capaz de deixar no ambiente. Em filhotes abandonados, estarem dentro das orelhas é muito comum. Eu passo as bisnagas ANTI CARRAPATOS compradas em clínicas ou agropecuárias, mas tem a opção caseira abaixo (eu NUNCA usei). 
Os cartazes abaixo eu não sei quem fez. Se você souber me avise? Créditos são sempre importantes e divulgar ajuda muito!

* Para saber mais sobre erliquiose, ou "doença do carrapato", acesse:
http://www.saudeanimal.com.br/erliquiose_canina.htm

 Lhasa Apso em MAUS TRATOS! Só amor não basta!
 Imaginem a aflição e desconforto da cadelinha ao lado.



Carrapato dentro das orelhas é comum (onde há fêmeas, procurem os machos), normalmente tem duplas num único local.


Fêmea desovando...centenas!!!







9 comentários:

  1. Vou experimentar essa receita caseira contra carrapatos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. o meu cão ta com carrapato dentro da orelha e ele é bravo e não consigo tirar e nem leva-lo ao veterinario oq faço para retira este carrapato pois tentei olhar e me pareçe q ja esta dentro da pele estou desesperada me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, como assim seu cão é bravo e vc nem consegue colocar a mão nele??? Chame um veterinário ou coloque uma focinheira. mas o mais certo é colocar uma bisnaga anti carrapato nele, no pescoço....tem várias marcas. AJUDE SEU CÃO.

      Excluir
    2. Me mande foto dele por email e seu endereço? Escreva para ficacaomigo@gmail.com
      Obrigada

      Excluir
    3. Eu tive um Cão pastor muito bravo que sabia quando eu chegava perto para tratar as orelhas com bicheira ou carrapato e me mostrava os dentes quando eu me aproximava com a focinheira.
      Aprendi com um veterinário o laço de cavalo, feito com uma guia de coleira com cordão. É uma guia simples e que com um pequeno movimento vc tranca a boca da "fera" que não tem tempo nem de pensar. Assim, vc pode mecher a vontade na orelha ou cuidar do seu animal por mais feroz que seja.

      Excluir
  3. Adotei 2 cães de uma vizinha que não podia mais cuidar dos cãezinhos... estavam com muitos carrapatos, imediatamente mandamos para dar banho e retirar o máximo possível, porém nossa vizinha não tem a carteirinha de vacinação e estamos preocupados com isso, a moça do banho e tosa disse que pode aplicar a vacina V-10.... o que vcs me aconselham?

    ResponderExcluir
  4. Aconselho a passarem por uma avaliação veterinária antes.
    O pior do carrapato é a "doença do carrapato" ou erliquiose.
    Se eles estiverem com vermes ou erliquiose a vacina nem faz efeito.
    Além do que, vacinas são virus e injetados em animais debilitados, não é seguro...
    Consulte um vet.
    Vacinas só devem ser aplicadas em animais sadios.
    Não deixe-os entrarem em contato com outros, por segurança.
    Boa sorte e parabéns por ajuda-los. Para dúvidas pode escrever para o email ficacaomigo@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. A casa da minha irmã está com infestação e estamos tratando há mais de 3 meses. Não estava ficando ninguém na casa pois minha irmã estava muito doente e teve que vir morar conosco. Mesmo assim eu estava sempre dando banhos, aplicando injeções carrapaticidas e lavando os quintais. Outra irmã foi para lá e assumiu esses cuidados. Ficou 3 dias sem avaliar a cachorra e hoje quando olhamos a orelha dela estava machucada e o ouvido quase tampado de tantos carrapatinhos estrela! O QUE FAÇO PARA REMOVÊ-LOS?APLIQUEI NEOPET NA NUCA DELA, MAS E DEPOIS?

    ResponderExcluir
  6. Fiz essa mistura e deu super certo, só acrescentei alecrim.

    ResponderExcluir

Bem vindo (a) ao sistema de comentários do Blog Ficacãomigo.
Todo e qualquer texto publicado é de exclusiva e integral responsabilidade de quem o fez, uma vez que publicamos textos de terceiros, cuja fonte sempre é citada. Os de autoria da proprietária do BLOG não contém fonte. Em caso de abuso ou crime, reservamo-nos o direito de usar os dados disponíveis no servidor para rastrear. a autoria e acionar os meios legais competentes.