quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

UVAS X CÃES

O site cachorro verde é o mais completo site sobre alimentação natural para animais. Eu adoro e sempre consulto. Compartilho este post nunca é demais lembrar dos perigos dessas Festas de Fim de Ano para os pet`s. As pessoas se animam, desconhecem os males e dão de tudo para os animais comerem. Alguns alimentos podem até matá-los. Então, na dúvida, consultem sempre. Hoje o assunto são as UVAS. Pertinente.

Imagem internet

FONTE:  Cachorro Verde
Às vésperas do Natal é super importante reforçar o perigo da oferta de uvas e passas a cães. Na literatura científica há inúmeros relatos de cães que morreram ou se tornaram insuficientes renais agudos (um quadro grave, irreversível) por consumo de uvas e passas.
E agora, na última edição da revista Clínica Veterinária, uma publicação brasileira de textos científicos, foi publicado um artigo relatando a morte de um cão Spitz Alemão após o consumo de um pequeno cacho de uvas. Aparentemente, todas as espécies de uvas - não importa se orgânicas ou convencionais - impõem riscos. Não se conhece ainda o elemento da uva capaz de desencadear dano renal nos cães. O que se sabe é que mesmo cães que sempre ingeriram uvas e nunca passaram mal correm perigo. Em muitos casos de intoxicação bastaram algumas unidades da frutinha para desencadear graves lesões renais.

Portanto, espalhem: nada de uvas, passas, Panetones (que além de passas podem conter chocolate, também tóxico aos cães), e nada de produtos próprios para cães contendo uvas ou passas - por incrível que pareça, existem!  Espalhem aos amigos!