sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vira-latas são mais inteligentes que cães com pedigree


                                        Vira-latas são mais inteligentes que cães com pedigree, indica estudo

2008
Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, sugere que cachorros vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree.

A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nota de até 30 pontos.

A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura. De acordo com os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cachorros com pedigree.

O estudo indica ainda que dos dez cachorros que apresentaram melhor desempenho nos testes, sete eram
 vira-latas.
"Ser um cachorro de raça pura não melhora a inteligência", diz David Smith, que liderou o estudo. "O risco de ter problemas médicos também diminui para os vira-latas", afirma.

Testes

Em um dos testes, os cientistas escondiam um osso embaixo de uma lata para observar se os cães conseguiam identificar que o objeto ainda existia.

Em outro teste, os cachorros tiveram que encontrar a saída de um labirinto.

O cachorro mais inteligente foi uma mistura das raças Collie e Spaniel, que atingiu nota máxima
em todos os testes.

O segundo lugar foi ocupado por quatro cães com raças misturadas: uma mistura de Labrador com Spaniel, outra de terrierr Jack Russell com Cocker Spaniel, um Pastor Alemão com Labrador e uma Lhasa Apso com Poodle.

Smith aponta ainda que, na média, os filhotes que tinham a raça Collie na mistura eram mais inteligentes que outros cachorros vira-latas.

Segundo Smith, os resultados demonstram que a polícia deveria treinar cães vira-latas e não confiar apenas nos pastores alemães de raça pura.



8 comentários:

  1. Bacaníssimoo!
    Sempre que alguém vem me dizer: "ah! Os borders Collies são os mais inteligentes do mundo!"...
    eu sempre falo: "Podem sem "bem dispostos ao treino SIM! Mas tem muito SRD que deixa cão de raça com inveja"
    Eu não vejo a questão da raça, mas do indivíduo!

    ResponderExcluir
  2. Depende...os vira latas do teste foram criados de que forma ateh ser feito o estudo??? Na rua??? Por hora com certeza serão SEMPRE os mais inteligentes jah que viviam pra sobreviver e ser "esperto" eh mais importante que tudo!! Conheço mtos cães de raça que são muito inteligentes e espertos como tb conheço mtos SRD que te deixam de queixo caído!! O que não se pode esquecer eh que TODOS os cães são ou vieram de alguma raça, mesmo os SRD são misturas, das misturas, das misturas de algumas raças, na minha opinião todos os cães são de raça!!! Todos feitos para amar e serem amados, pq eh uma alegria incondicional ensinar e aprender com essas lindezas!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários.
    Realmente tudo depende e obviamente citei a fonte...não sou eu quem afirma. Mas eu também não faço distinção de cães com ou sem raça mas tento incentivar as pessoas a adotar Vira-latas pois eles são em maior número na rua e muito discriminados. Desta forma, qualquer matéria que os beneficie, sou obrigada a veicular, para tentar fazer com que as pessoas se sensibilizem por eles. Ficacãomigo

    ResponderExcluir
  4. Com certeza!!! Todo incentivo eh pouco!!!! Eu por exemplo amo yorkshire, tenho 3, mas tb tenho 3 SRD e uma dela eh minha paixão eterna jah que foi a primeira cadela que tive, ela tem mais de 60 kg e axa que tem 3 kg, eh uma mix de Fila Brasileiro com Rotwailler, resgatei qdo ela tinha 45 dias e com certeza absoluta eh a mais inteligente de todas as minhas meninas. Faz coisa que ateh Deus duvida!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Sou suspeita de falar sobre os vira-latas pois tenho 11 lindos virinhas, todos resgatados das ruas. Inclusive 1 paraplégica que vi nascer e está comigo desde de 1 mês e 20 dias. Hj está com 11 anos, quase 30 quilos, bela (de regime)(rs) feliz e saudável.
    Amo os animais, independente da raça, mas infelizmente os vira-latas são mais discriminados, então me dedico a eles de coração.
    Prazer em conhecer esta pág. e sempre que puder, voltarei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. É preciso uma conscientização, independente de raça, pedigree..O animal é santo, são anjos que precisam de carinho e respeito.Por tanto para mim TODOS eles são iguais.E eu os amo.

    ResponderExcluir
  7. É preciso uma conscientização, independente de raça, pedigree..O animal é santo, são anjos que precisam de carinho e respeito.Por tanto para mim TODOS eles são iguais.E eu os amo.

    ResponderExcluir
  8. Eh verdade os viras são mto discriminados mas são tão inteligentes e legais como qualquer outo 🐶 independente do pedigree
    Amei a página

    ResponderExcluir

Bem vindo (a) ao sistema de comentários do Blog Ficacãomigo.
Todo e qualquer texto publicado é de exclusiva e integral responsabilidade de quem o fez, uma vez que publicamos textos de terceiros, cuja fonte sempre é citada. Os de autoria da proprietária do BLOG não contém fonte. Em caso de abuso ou crime, reservamo-nos o direito de usar os dados disponíveis no servidor para rastrear. a autoria e acionar os meios legais competentes.