quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como ajudar um animal abandonado

Você achou um animalzinho abandonado?
Quer ajudá-lo? Que bom!!! Ajudar faz bem para as pessoas. De verdade.
Pensou em ligar para um protetor conhecido ou dar email e telefone de terceiros para que ELES façam algo?  
Então LEIA TUDO, por favor:
Entenda, se você  não tem ONDE deixá-lo,  o que os outros podem fazer?
Se você decidir não pegar o animal, nem ao menos bateu uma foto, nem  comente, pois ele poderá nem estar mais onde você o viu mas, por que VOCÊ não o ajudou???
Não  estava no seu caminho?  Pense nisso....
Você até poderá  ligar para um protetor conhecido SEU caso você já o tenha ajudado, mas esperar que ele assuma mais um por isso, não. A menos que você resolva custear TUDO deste animal.
Se você quer apenas se sentir melhor, despejando em alguém uma responsabilidade que seria sua, francamente....nem vou  dizer o que eu acho disso!
Abaixo, mais esclarecimentos. Continue lendo....


Quem faz resgates pode fornecer contatos de hospedagem e orientações básicas  mas, se você resolver fazer chantagem emocional, do tipo:  "ai, ele vai para rua, ai ele tá mal, eu nao posso ficar, meu marido não deixa"  etc., não espere ser bem recebido.


Em Florianópolis, cada protetor assume integralmente TODOS que recolhem e ficam responsáveis até doar pois  não há NENHUM  lugar  onde deixar animais  gratuitamente. Nem ONG que recolha.Não existe ABRIGO e, se existisse, teria mais de 5000 pois o comércio corre solto e os abandonos, idem....


Muitos protetores moram em apto e os que moram em casas já têm um número enorme de bichos. Muita gente paga ho$$$pedagem para os  que retiram das ruas e acredite, tem aos montes, em qualquer bairro! 
Culpa de quem procria, não castra e compra (estimulando o comércio de vidas).

Pontualmente algumas pessoas ajudam um ou outro animal mas o trabalho é  de quem está responsável e acredite,  é  desgastante, embora seja MUITO compensador quando eles são bem adotados!

Aqui divulgo os telefones 3237 6890 ou 3234 5677 da COBEA - Coordenadoria De Bem Estar Animal - da PMF, para agendamento de atendimento Veterinário gratuito,  no CCZ ou na casa de pessoas de baixa renda ou de animal que foi resgatado da rua (mas eles NÃO recolhem). 
Na COBEA/CCZ,  esterilizam de graça os cães e gatos para pessoas que  ganham até 3 salários mínimos, agendando com antecedência. Melhor  prevenir.
Contamos com sua compreensão. Claro que  ADORARÍAMOS  recolher TODOS, tenha certeza disso. Há protetores que,  de  R$7,00 a 10,00  ao dia (para ajudar nos gastos com os seus),  ho$pedam.



Resumindo:
Viu o animal ? 
1. RECOLHA e resolva o local para ele ficar até ser adotado, conte com sua rede de amigos!
2. BATA FOTOS, boas fotos,  para fazer cartaz divulgando, com o maior número de dados. Saber o sexo é importante. Muitas vezes pode estar  apenas perdido e você ajudou um anjo a voltar para a casa!
3. Peça orientações aos  protetores (se você resolveu a questão do lugar para ele).Todos gostam de ajudar!
4. Leve  num veterinário  ou  na COBEA, com comprovante de residência de FLORIPA, para se certificar sobre a saúde dele, poupa muita dor de cabeça, dinheiro e  arrependimentos futuros.
5. Dê vermífugo e anti pulgas/carrapatos.
6. Só doe animal CASTRADO. Tem um LINK aqui no BLOG com telefones de algumas cidades e explicando sobre castração gratuita e social (barata)
7. Faça TERMO de adoção e visite a casa ANTES de doar.....para que salvar um animal e depois deixá-lo passar o resto de seus dias num canilzinho sem sol ou preso a uma corrente,  não é mesmo? Todo mundo pode recolher da rua, afinal...


Era isso. Eu não sei de ninguém que possa recolher, infelizmente, que não seja quem viu.


Que São Francisco nos proteja sempre e, se você leu até aqui, feliz resgate!
Pode entrar em contato, que ficarei feliz em lhe ajudar,  mas lembre, sem chantagens!

Com carinho e na esperança de que você tenha a benção de ajudar um animal por você mesmo, FICACÃOMIGO !